Filhoses da Beira: O sabor tradicional que sai sempre bem

As filhoses da Beira Alta são um dos doces mais populares e apreciados na época natalícia em Portugal. São feitas com uma massa levedada, que é esticada com as mãos e frita em azeite ou óleo quente, formando uns bolos finos e crocantes, que depois são polvilhados com açúcar e canela.

São um doce simples, mas muito saboroso e aromático, que faz parte da tradição gastronómica portuguesa. Podem ser servidas como sobremesa ou como lanche, acompanhadas de um chá ou de um vinho do Porto. Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer as filhoses da Beira Alta em casa, seguindo uma receita antiga, tradicional e repleta de sabor.

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 30 g de fermento de padeiro
  • 10 ovos
  • 1/4 l de azeite
  • 1/2 cálice de aguardente
  • Sal q.b.
  • Açúcar e canela q.b.

Preparação:

  1. Numa tigela pequena, dissolva o fermento num pouco de água morna e deixe-o levedar durante cerca de 10 minutos.
  2. Numa tigela grande, coloque a farinha e faça uma cova no centro. Verta o azeite previamente aquecido sobre a farinha e mexa bem com as mãos, até obter uma mistura homogénea e sem grumos.
  3. Junte o fermento levedado à mistura de farinha e azeite e amasse bem. Adicione os ovos, um a um, amassando sempre. Junte a aguardente e continue a amassar, até obter uma massa macia e elástica. Se necessário, junte um pouco mais de leite ou água morna para ajustar a consistência da massa.
  4. Cubra a tigela com um pano limpo e deixe a massa levedar num local quente e sem correntes de ar, durante cerca de uma hora ou até dobrar de volume.
  5. Coloque bastante óleo numa frigideira funda e leve ao lume até estar bem quente.
  6. Com as mãos untadas em azeite, retire pequenas bolas da massa e estique-as com os dedos, evitando fazer buracos. Leve-as a fritar no óleo quente e com uma colher de pau pressione-as para dentro do óleo durante alguns segundos, para lhes dar a forma de uma flor.
  7. Frite as filhoses até ficarem douradas dos dois lados e escorra-as sobre papel absorvente.
  8. Polvilhe as filhoses com açúcar e canela a gosto e sirva-as quentes ou frias.

Dicas:

  • Use farinha sem fermento para evitar que as filhoses fiquem pesadas ou massudas.
  • Use azeite de boa qualidade para fritar as filhoses, pois ele confere-lhes um sabor mais autêntico e tradicional. Se preferir, pode usar óleo vegetal, mas evite usar óleo de girassol, pois ele tem um sabor mais forte e pode alterar o sabor das filhoses.
  • Não deixe o óleo aquecer demasiado, pois pode queimar as filhoses por fora e deixá-las cruas por dentro. O óleo deve estar a uma temperatura média-alta, cerca de 180ºC. Pode testar a temperatura do óleo com um pedaço de pão: se ele fritar rapidamente e ficar dourado, o óleo está pronto.
  • Não frite muitas filhoses de uma vez, pois isso pode baixar a temperatura do óleo e fazer com que as filhoses absorvam mais gordura. Frite apenas duas ou três filhoses de cada vez e mantenha-as afastadas umas das outras na frigideira.
  • Não deixe as filhoses fritarem demasiado tempo, pois podem ficar secas ou duras. Frite-as apenas até ficarem douradas e estaladiças, virando-as uma vez para fritarem uniformemente dos dois lados.
  • Não use açúcar em pó para polvilhar as filhoses, pois ele pode derreter e formar uma camada pegajosa. Use açúcar granulado ou cristalizado e misture-o com canela em pó para dar mais sabor e aroma às filhoses.

Fonte: outsider.pt

O que achou desta receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 81

Não tem votos ainda! seja o primeiro.

Como Gostou Partilhe a Receita!

Todas as receitas são gratuitas, ajuda muito partilhar! Obrigado 🙂

partilhar Receitas

Desculpe se não gostou da Receita!

Queremos melhorar!

Qual foi o problema? Pode-nos ajudar a resolver o problema com a receita?

Deixe o seu Comentário