Uma receita tradicional, que embora tenha ligeiras alterações a meu gosto, mantém a base original da receita. Para quem gosta de bacalhau o Bacalhau à Zé do Pipo é bem apreciado.
Ingredientes:
Para o bacalhau:
- 4 lombos médios de bacalhau demolhado
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- 3 folhas de louro
- azeite e sal q.b.
- 1 c. sopa de mostarda à antiga
- azeitonas pretas q.b.
- leite q.b.
- maionese q.b.
Puré:
- 1,500g de batatas
- sal q.b.
- 2 c. sopa de manteiga
- 2 gemas + 1 para pincelar
- noz moscada q.b.
- leite q.b.

Preparação:
- Leve ao lume um tacho com partes iguais de leite e de àgua, junte o bacalhau, duas folhas de louro e deixe ferver. Apague o lume e deixe ficar o bacalhau na calda durante 5 minutos.
- Retire para o recipiente de forno e reserve o leite da cozedura.
- Descasque e corte as cebolas e os alhos em gomos e leve a refogar com azeite. Junte os pimentos em tiras. Quando estiver douradinho regue com um pouco de leite, junte a mostarda, um pouco de sal e deixe cozinhar. Cubra os lombos de bacalhau com o refogado de cebola e pimentos. Por cima coloque uma camada fina de maionese.
- Entretanto prepare o puré. Coza as batatas em àgua e sal e quando estiverem cozidas, reduza-as a puré.
- Leve ao lume, com a manteiga e um pouco de leite conforme seja necessário (depende do tipo de batata).
- Envolva as gemas e tempere com a noz moscada.
- Passe o puré para o saco com bico frisado e faça rosetas de puré à volta do bacalhau. Leve ao forno pré aquecido até dourar e decore com azeitonas.
Fonte: 7gramasdeternura.com
Deixe o seu Comentário